

PLATAFORMA DE CONHECIMENTO
Platô 7: Intersecção

Edição nº 7 da Revista Platô Intersecção: Uso da Terra, política de drogas e justiça climática. Afim de provocar e embasar o debate a publicação reúne 17 artigos de especialistas de diversas áreas do conhecimento, para provocar e embasar o debate sobre uso da terra e justiça climática, considerando as dinâmicas decorrentes das atuais políticas de drogas no Brasil.
Agenda Brasileira de Política de Drogas

(2024) A Agenda Brasileira de Política de Drogas reúne uma série de propostas dirigidas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Construído pela Caravana Nacional do Conhecimento pelas cinco regiões do país, através de um processo colaborativo entre pessoas usuárias de substâncias psicotrópicas, ativistas, pesquisadores e integrantes de diversas Organizações da Sociedade Civil (OSC) dos campos da política de drogas, direitos humanos, saúde, segurança pública e justiça criminal.
Platô 6: Redução de Danos

(2024) A sexta edição da Platô aborda a Redução de Danos através do conceito de esperança do prof. Paulo Freire - propondo reflexões desenvolvidas por pessoas redutoras de danos, trabalhadores da saúde, intelectuais e ativistas que estão envolvidos em sua dimensão ética, prática, estética e política.
Cuidado e Atenção, Drogas e Pandemia

(2022) Este Ebook reúne o conteúdo de debate abordado em um evento internacional realizado pelo Núcleo de Atenção e Cuidado da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. O debate aborda as complexidades acerca do trabalho e da realidade no campo do cuidado e saúde com pessoas usuárias de drogas durante a pandemia de COVID-19.
Guia Para Incidência Internacional I

(2021) O Guia para Incidência Internacional da PBPD pretende ampliar o conhecimento sobre os mecanismos de controle de drogas da ONU, destacando seus principais mecanismos, como listas de classificação, convenções e órgãos. Incentivando a participação da sociedade civil de maneira ativa, o guia mapeia os pricipais canais, órgãos, consórcios e fóruns internacionais que atuam na política de drogas.
Platô 5: Especial Psicodélicos

(2021) A edição especial ‘Psicodélicos’ da Revista Platô: Drogas e Políticas traz perspectivas inovadoras para a discussão sobre a tão noticiada Renascença Psicodélica. Aqui, a nova onda dos psicodélicos é discutida de forma decolonial e autônoma, a partir de uma visão latino-americana em diversos aspectos: antropológicos, sanitários, históricos, terapêuticos, neurocientíficos e psiconáuticos.
Introdução ao Associativismo Canábico

(2020) O livro reúne bases históricas do associativismo, seus princípios e diretrizes como a autonomia, direito à saúde e justiça social. Esta publicação da PBPD em parceria com o CEBRID é pioneira em abordar o tema do associativismo canábico no Brasil, ela reúne artigos multidisciplinares de diversos autores preocupados em relatar os avanços e desafios do movimento até o momento em que foi lançado.
Platô 4: Drogas e Desigualdade Racial

(2020) A quarta edição da Platô contou com o apoio do AFRO - Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do CEBRAP. A publicação aborda o debate das intersecçõe entre política de drogas e desigualdades raciais brasileiras, os artigos apresentados trazem perspectivas concretas de regulação das drogas em meio à desigualdade e ao racismo.
Guia sobre Política de Drogas e Municípios

(2020) O guia apresenta uma ferramenta para a consolidação de políticas públicas municipais sobre drogas. O conteúdo apresentado na publicação pretende servir de apoio para os tomadores de decisões eleitos na elaboração de suas políticas, compartilhando experiências e saberes acumulados nacionalmente na última década, com os pressupostos da Intersetorialidade, propondo integrar ações entre o SUS, SUAS, habitação, segurança urbana, direitos humanos e geração de renda.
Guia de Bolso para Debater Política de Drogas

(2018) Neste material, a Plataforma Brasileira de Política de Drogas buscou reunir o melhor das evidências científicas disponíveis para ajudar a enriquecer o debate político e a tomada de decisão a respeito de temas importantes, como a criminalização dos usuários de drogas, a regulamentação do uso terapêutico de maconha e a regulamentação da produção e do comércio de maconha para fins diversos.
Platô 3: Descriminalização

(2019) A terceira edição da Platô apresenta artigos que ampliam o debate sobre a criminalização do uso de drogas, a regulamentação da maconha para fins terapêuticos e também sobre as políticas de atenção e cuidado para quem faz uso problemático de substâncias. Produzida no âmbito de retomada do julgamento sobre a descriminalização do uso de drogas em 2019, os trabalhos dessa edição ampliam o conhecimento sobre o direito constitucional brasileiro e a relação com o usuário de drogas.
Platô 2: Cannabis e Redução de Danos

(2018) A segunda edição da Platô traz uma importante revisão acerca de diretrizes para redução de riscos e de danos associados ao uso de cannabis e derivados, explorando artigos brasileiros e americanos acerca do consumo, mercado, moralidade e saúde. A publicação traz uma revisão de um artigo americano divulgado pelo American Journal of Public Health e dois artigos brasileiros sobre o tema.
Platô 1: Drogas e Política

(2017) A primeira edição da Platô reúne artigos e pesquisas acerca da política de drogas brasileira, tratando de ciência, estruturas do direito constitucional e da relação social com as drogas às drogas. Produzida em conjunto com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – Cebrap, a Platô não tem o objetivo de ser uma revista exclusivamente acadêmica.
Guia sobre Drogas para Jornalistas

(2018) Produzido pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas, em parceria com o IBCCRIM e a Catalize o Guia é composto por um glossário em ordem alfabética com mais de 200 verbetes comumente usados na cobertura de drogas, traduzindo conceitos jurídicos e científicos para uma linguagem mais simples. Além do glossário, conta com fichas explicativas sobre 13 drogas, lícitas e ilícitas, listando mitos e verdades e trazendo dados sobre o padrão de consumo dessas substâncias.
Entrevista: Carl Hart
Em 2017 durante uma de suas visitas ao Brasil, o neurocientista da Universidade de Columbia (EUA), Carl Hart, concedeu uma entrevista exclusiva à Plataforma. O pesquisador comentou sobre descriminalização das drogas, história do proibicionismo e cracolândia.
pbpd
no Youtube
Estado de Proibição (2019)
Idealizado pelo Núcleo de Cannabis da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, produzido em parceria com a Panamá Filmes. O curta traz a história de mulheres que desafiam a lei para cultivar maconha para o tratamento de seus filhos e, na outra ponta, mulheres que perderam seus filhos pela violência (sobretudo a de Estado) associada à proibição das drogas.
Caravana Nacional do Conhecimento sobre Política de Drogas (2023)
Entre agosto de 2022 e março de 2023, a rede PPBPD realizou uma uma jornada de encontros abertos nas cinco regiões do Brasil para articular, ouvir, formar, divulgar, agregar, posicionar e debater a política de drogas que queremos para o nosso País. Este processo ficou conhecido como a Caravana Nacional do Conhecimento sobre Política de Drogas.
pbpd
no Youtube
Estado de Proibição (2019)