top of page

CONSELHOS

A participação social é um dos princípios da nossa atuação como rede. Consideramos que os poderes públicos devem garantir a ampla participação social na formulação,
na implementação e na avaliação das políticas e programas de drogas. 

A participação social é um dos princípios da nossa atuação como rede. Consideramos que os poderes públicos devem garantir a ampla participação social na formulação,
na implementação e na avaliação das políticas e programas de drogas. 

conad1.jpg
conad1.jpg
  • ▫️ Representados por Luciana Boiteux e Luana Malheiro, a PBPD compõe o biênio 2025-2027.

    ▫️ Criado em 2006, o Conad é responsável por coordenar o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, atuando na formulação, avaliação e proposição de políticas nacionais sobre o assunto. Faz parte da Secretaria Nacional de Política de Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) dentro do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desde seu início, a composição do Conad vinha de indicações políticas, mecanismo que minava a atuação democrática do órgão e das organizações da sociedade civil, em 2023 o colegiado ganhou a participação de 10 cadeiras da sociedade civil.

  • ▫️ Michel Castro Marques representa a PBPD no biênio 2024-2025.

    ▫️O Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool do Município de São Paulo (COMUDA) tem como objetivo promover o diálogo, a reflexão crítica e a articulação das políticas públicas sobre álcool e outras drogas do Município de São Paulo.

  • ▫️ Andreza do Nascimento Almeida e Renato Filev representam a PBPD no biênio 2023-2025.

    ▫️O Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CONED/SP) é um órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania. O CONED acompanha e contribui para o aperfeiçoamento das ações voltadas a prevenção, redução de danos, tratamento e reinserção social de pessoas afetadas pelo uso e abuso de álcool e outras drogas.

  • ▫️ A Plataforma Brasileira de Política de Drogas integra o Conselho Consultivo do Programa Institucional de Política de Drogas, Direitos Humanos e Saúde Mental (PDHSM) da Fiocruz, desde 2023.

    ▫️ O Programa Institucional de Política de Drogas, Direitos Humanos e Saúde Mental (PDHSM) da Fiocruz é uma iniciativa estratégica vinculada à Presidência da instituição, criada para integrar ações, pesquisas e atividades relacionadas ao uso de substâncias, focando na redução de danos, saúde mental e garantias fundamentais.

  • ▫️ A Plataforma Brasileira de Política de Drogas integra o Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Mental desde a sua criação, em 2023.

bottom of page